Saturday, February 17, 2007

Visita a Havana, cidade natal...



Havana

Havana (La Habana em
castelhano) é a capital e a maior cidade de Cuba. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo.

História:

Sendo a área onde hoje se situa já conhecida por colonizadores
espanhóis em 1514, com o nome de Villa de San Cristóbal de la Habana, a sua localização atual, junto ao porto de Carenas, só aconteceu em 1519, ano oficial da fundação.
Chamada A Cidade das Colunas pelo escritor
Alejo Carpentier, tem uma área metropolitana de mais de 750 km² e está constituída por numeroso bairros entre os quais se destacam El Vedado, El Cerro, La Víbora, Miramar, Marianao, Santos Suárez entre outros.
No
século XVII tornara-se uma das mais importantes cidades da Caraíbas e centro de construção naval. O seu centro histórico contém uma interessante mistura de munomentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogéneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios.

Cultura:

Memorial José Martí, Plaza de la Revolucion, Havana, Cuba
Havana é local de importantes eventos culturais de caráter internacional tais como o
Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, O Festival de jazz Jazz Plaza e O Festival Internacional de Guitarra Leo Brower. Cidade natal do poeta e escritor modernista José Martí, é conhecida como a chave do Novo Mundo por sua localização estratégica. Cidade que tem inspirado durante séculos poetas, literatos e músicos e que segue cativando quem a conhece. Sediou os Jogos Pan-americanos em 1991.

No comments: