Sunday, January 13, 2008





Buenos Aires, capital da Argentina, é uma megalópolis com cerca de 12 milhões de habitantes e, além de plana e bem organizada, esbanja charme como poucas no mundo. Sua arquitetura lembra Paris e Madrid e é uma das cidades mais fascinantes e ricas em contraste da América do Sul.
Uma cidade que tem a sedução do tango, bairros encantadores, suntuosos palácios, modernos edifícios e centros comerciais muito atraentes, também soube conservar suas velhas tradições e lugares mais íntimos. E assim, consegue resumir de alguma forma, a variada e heterogenêa essência do agentino.
A crise econômica não apagou o charme de Buenos Aires, nem tirou dela a maior de suas qualidades, que é ser uma cidade destinada ao turismo. Há reflexos nítidos sim, como lojas fechadas e mendicância pelas ruas, mas o tango, o clima, a gastronomia e os belos prédios e monumentos que simbolizam suas revoluções e a nobre arquitetura do passado continuam lá, aliados a promoções imperdíveis para quem prefere as compras, graças à valorização do real frente ao peso argentino.
A cidade está localizada na margem ocidental do Rio da Prata, junto à embocadura do Riachuelo. O rio faz parte da alma do portenho e os processos de revitalização do Puerto Madero e do Riachuelo são prova disso. Boa parte dessas margens é ocupada por grandes parques, que convidam para longos e agradáveis passeios. Na parte central estão localizados os bairros mais típicos, como San Telmo, La Boca, Recoleta e Palermo, além de museus, livrarias, parques, teatros, bares, restaurantes, as famosas confeitarias com sua arquitetura art nouveau.
Uma das melhores maneiras de conhecer Buenos Aires é a pé. Comece pela Plaza de Mayo, onde deu-se a fundação de Buenos Aires, em 1580. No meio da praça está a Pirâmide de Mayo, construída em homenagem à formação do primeiro governo nacional em 25 de maio de 1810. É nesta praça, também, que todas as quintas-feiras se reúnem as Mães de Maio num protesto silencioso contra o desaparecimento de seus filhos. Ainda hoje os prédios em volta guardam balas cravejadas em suas fachadas, ocoridas durante as revoluções.
Aqui estão concentradas muitas das construções importantes de Buenos Aires: O Cabildo, a Catedral Metropolitana e a Casa Rosada: o Cabildo foi a sede do primeiro governo colonial em 1751 e hoje é um museu histórico. Já a Catedral Metropolitana foi construída em estilo neoclássico no início do século XVII e abriga os restos mortais do libertador General San Martin. A Casa Rosada, uma das mais belas construções de Buenos Aires, é a sede da Presidência da República. Por ali passaram os mais importantes nomes da política argentina, como Perón, Menem e Kirchner. Seu nome é proveniente da cor de sua fachada e conta a lenda que antigamente era pintada com uma mistura de sangue e banha animal. Ainda bem que hoje utilizam tinta industrial e assim, não se tem o odor desagradável que deveria ter outrora... Ainda nas proximidades da praça estão diversos monumentos e prédios históricos, que certamente valem uma visita!
Seguindo a Avenida 9 de Julho, que se diga de passagem, a avenida mais larga do mundo, com 14 auto-pistas, avista-se o Obelisco, um dos principais cartões-postais da cidade. Está encravado no cruzamento com a av. Corrientes, um dos pontos mais movimentados. É a Picadilly Circus portenha... ali estão as principais marcas mundiais, que disputam entre si cada centímetro do espaço publicitário. Em frente ao Obelisco está a Calle Lavalle, que assim como a famosa Calle Florida, formam as ruas de passeio dos turistas, com lojas e cafeterias espalhadas por toda sua extensão, inclusive a fascinante Galerias Pacífico, shopping center bem estiloso que abriga lojas interessantíssimas e possui bela decoração.
Um dos bairros mais conhecidos internacionalmente, a Recoleta é imperdível, seja por seus cafés, bares, feira de artesanato ou até mesmo pela noite, dedicada ao público jovem. Mais uma vez imitando Paris, possui grandes áreas verdes e fachadas em estilo francês. O bairro também abriga o Museu Nacional de Belas Artes, recheado de novidades e instalações em sua volta, prédios e monumentos e até a belíssima embaixada do Brasil. É lá também que fica o Hard Rock Café argentino, com sua lojinha de camisetas, bonés e moletons famosos que circulam por aí. O principal lugar do bairro sem dúvida nenhuma é o cemitério. Mesmo que possa parecer mórbido, entrar no Cemitério da Recoleta é uma atração, no mínimo, pitoresca. Lá estão enterradas as principais figuras da história argentina, entre elas, Eva Perón. Além disso, pode-se dizer que é uma obra de arte à céu aberto, tão belas e ricas são as catacumbas que lá existem. Um simples jazigo chega à custar U$ 400 mil!!
Reduto de criminalidade, o bairro da Boca é um exemplo de maquiagem (ou seria revitalização?!) turística. Formado por imigrantes italianos em sua maioria, o bairro tem como característica principal as casas construídas com lata. São cortiços feitos com pedaços de navios em que chegaram os italianos no passado, como reza a história. Revitalizadas (ou maquiadas) com ajuda do governo, algumas casas ganharam cores fortes e identificação em qualquer lugar do mundo. A sua rua mais famosa é a Caminito, que ganhou homenagens como nome de tango e é ponto turístico obrigatório. Artistas se instalaram ali e vendem suas obras ao ar livre, criando uma atmosfera única.
No Caminito tudo corre bem, pelo menos de dia. Por estar na periferia de Buenos Aires, o bairro não é aconselhável à noite. Tem becos muito escuros e perigosos, uma linha de trem assustadora e uma comunidade nem tanto amigável. Eu mesma presenciei uma briga de gangues digna de filmes do Van Damme e por pouco não sobrava para meus amigos.
Um ponto interessante à conhecer no bairro, para os amantes do futebol é o clássico La Bombonera. Estádio de um dos mais famosos times do mundo, imortalizado por Maradonna, o Boca Júniors tem ali o seu reduto, composto do estádio, museu e clube. Com grande sorte, pode-se encontrar com o sósia do grande jogador, que cobra U$ 10 por uma foto! O melhor é ficar de longe e puxar no zoom... assim, a foto não custa nada! :)
San Telmo fica ao sul da cidade e é um dos bairros mais tradicionais. Sua principal característica é a concentração de antiquários e galerias de arte que deixam qualquer um com vontade de redecorar a casa. Apesar dos preços nem tão satisfatórios para o bolso brasileiro, San Telmo mantém o charme em mais de 30 antiquários, entre 200 pontos comerciais. Aos domingos acontece a famosa Feria de San Telmo, com artigos bem mais em conta. O bairro também tem igrejas, museus e o Mercado de las Luces, onde além de antiguidades, há também artesanato, livros e artistas plásticos. Além dos bares, cafés e restaurantes, San Telmo abriga também uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires, a El Viejo Almacén, ponto obrigatório para quem segue os passos de Gardel.
À propósito, é quase uma heresia visitar Buenos Aires e não conhecer uma de suas inúmeras casas de tango. É como ir a Paris e não visitar seus cafés... O tango é a música, dança e ritmo mais representativo de Buenos Aires, tendo surgido no final do século passado e contribuiu para o surgimento de algumas das maiores legendas da cultura portenha, como Carlos Gardel.
Buenos Aires é simplesmente cultural! Repleta de teatros, há 2 que são os mais imponentes e que merecem uma visita sem dúvida: Cervantes e Colón. A arquitetura de ambos é belíssima e bons espetáculos é o que não faltam em suas agendas. O Colón foi construído em 1908 no estilo néo-clássico e sua decoração é fabulosa! Mármores e granitos vieram das jazidas mais nobres do mundo, lustres em cristais baccarat, metais folheados a ouro e afrescos no teto. Sua acústica é excepcional e é considerado o maior do mundo no estilo, com capacidade para 3.200 pessoas. As visitas ocorrem diariamente, tem uma duração de 3 horas e é necessário agendá-la pelo site (http://www.teatrocolon.org.ar/).
Se for para reclamar de Buenos Aires, que reclame de outra coisa, mas não da variedade cultural da cidade, vislumbrada por meio também dos seus inúmeros museus, sejam de história, arte ou cultura popular. Tem desde os tradicionais e encontrados em todas as capitais, como o de Belas Artes e o de Arte Moderna até um museu dedicado a Eva Perón e outro ao Maradonna. Todo brasileiro deve ir, principalmente no Malba (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires), recém-inaugurado em 2001 e que mantém a coleção Constantini em seu acervo oficial. São mais de 222 peças, colecionadas por Eduardo F. Constantini desde 1971, se constituindo como a mais completa visão da arte do século 20 na América Latina. Os brasileiros também estão em peso no Malba: Tarsila com “Abapuru”, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Antônio Dias, Wanda Pimentel e Nelson Leirner, entre outros. Tem quadros também pintados pela mexicana Frida Kahlo, inclusive seu auto-retrato com um macaco e um papagaio nos ombros, um de seus mais famosos trabalhos, de 1942.
Os cafés da cidade são intrigantes! Cada qual com um ambiente e uma história que envolvem os clientes. O mais famoso deles, o Cafe Tortoni, foi imortalizado por célebres figuras mundiais, como Marinlyn Monroe e Hillary Clinton, ambas declararam ter sido um dos melhores que já conheceram. De fato é interessante, mas o que não é nada agradável são os garçons, que têm verdadeira ogeriza dos brasileiros... afinal, estão mal acostumados com as polpudas gorjetas dos americanos! Uma cafeteria também imperdível é a Havanna, conhecida por fabricar os mais saborosos alfajores do país, à propósito, um dos "regalitos" mais interessantes presentear os amigos.
Assim como os portugueses, os portenhos costumam jantar tarde, entre 21h e 22h. Um excelente local com variadíssimas opções é Puerto Madero, antigo porto que foi todo reformado e revitalizado e virou ponto de encontro da cidade. São 4 docas gigantes que deram espaço à restaurantes, cafés, sorveterias, confeitarias, museus e cinemas... um verdadeiro centro de diversão e gula! Além de super agradável e bonito, também é possível encontrar excelentes preços, como é o caso do Siga La Vaca, reduto de turistas brasileiros que procuram a fantástica carne argentina. É uma espécie de "Porcão" portenho, onde-se inclui tudo (até o vinho) por míseros R$ 30,00/ pessoa. Imperdível!
Para diversão noturna, não saia de casa antes de 23h! Os lugares animam-se na madrugada, principalmente nos circuitos freqüentados por jovens e turistas, e as festas muitas vezes terminam somente pela manhã...
Para quem curte uma jogatina, recomendo uma visita ao cassino da cidade. Instalado curiosamente sobre um navio atracado no canal, oferece diversas opções em jogos, como pôker, roleta e as hipnotizantes máquinas caça-níqueis. Ainda oferece refrigerante e coquetéis gratuitos e dependendo do andar, é necessário apresentar o cartão de crédito para entrar, como no caso do pôker, onde rodadas quase milionárias circulam por ali. O curioso da localização do navio é que a lei não permite o jogo em solo argentino, logo ele está sobre as águas... são os furos que a legislação de qualquer país oferece como oportunidade aos empresários... E depois dizem que "jeitinho brasileiro" só existe no nosso país...
Com relação à simpatia do povo, lá se encotra de tudo: desde os de nariz empinado até os que são extremamente atenciosos e fazem tudo para ajudar o turista, principalmente o brasileiro. Sobre a eterna rixa Brasil-Argentina, quase não se sente... só mesmo em dias de futebol em que a nossa seleção esteja jogando. Temas como futebol, a desvalorização do câmbio, a crise política e as tradicionais perguntas sobre o "irmão" Brasil continuam recorrentes. Agora, mais que nunca, uma curiosidade toma conta de todos os portenhos: "E o Lula, como está?", querem todos saber.
Há que se ter cuidado, entretanto, com os "espertinhos", que muitas vezes vêm com uma conversa mole tentando ganhar a confiança do turista e na verdade querem mesmo é roubá-lo. Aliás, o roubo dos taxistas é descarado e além disso, entregam o troco com notas falsas e ainda lhe denunciam à polícia! É, o povo não é mais o mesmo depois da crise...
Em geral os argentinos são bonitos e se vestem com elegância européia. Além disso, são (e muito) charmosos, notadamente os homens com seus cabelos "mullets", tão típicos por lá. As demais raças que me perdoem, mas milhares de mulheres hão de concordar que são os tipos mais interessantes na oferta global masculina, pelo menos no que tange ao charme e à beleza física. Em outros quesitos já não levam a coroa... esta permanece mesmo é com os brasileiros e italianos. Quanto às argentinas, estas também são bonitas, mas não realçam diante do diferencial que os homens lá possuem.
E assim é Buenos Aires... uma cidade cultural e animada que praticamente não dorme! A lógica funciona assim: aproveite o dia para visitar museus, parques, praças, bairros, prédios históricos e monumentos; reserve um tempo para tomar banho e já engate a diversão no cassino. Depois vá jantar e depois busque diversão em uma boate, ou em várias, fazendo uma peregrinação pela noite portenha.... No dia seguinte, reserve um tempo rápido para o café da manhã e comece tudo novamente... Dormir?? Deixe para fazer isso no Brasil!!
Boa Viagem!

1 comment:

Fê Costta said...

Olá Hector!! Fico feliz que tenha gostado do meu blog de viagens!! Continue viajando por ele, mas não deixe de colocar meus devidos créditos nos meus textos que publicar :)

Coincidência ou não, eu e a worldsoul do fotolog somos a mesma pessoa...