Sunday, April 18, 2010

Papa se encontra com vítimas de abuso sexual em Malta e promete justiça



O Globo: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/04/18/papa-se-encontra-com-vitimas-de-abuso-sexual-em-malta-promete-justica-916373231.asp
Philip Pullella - Reuters


VALLETTA - O papa Bento XVI encontrou-se neste domingo com vítima de abusos sexuais em Malta, em um primeiro gesto da Igreja Católica para enfrentar a atual onda de denúncias contra padres pedófilos. O sumo pontífice aindaprometeu que vai usar seu poder para fazer justiça e proteger os jovens.

O Vaticano divulgou uma nota depois que o papa se encontrou sozinho com oito vítimas de abuso sexual em Malta, em seu segundo dia de viagem pelo país. "Ele rezou com as vítimas e garantiu que a Igreja está fazendo e continuará fazendo tudo que estiver ao seu alcance para investigar as denúncias e punir os autores de abuso, implementando medida efetivas para proteger os jovens no futuro", diz a nota.

Este documento foi o primeiro a dizer claramente que o Vaticano deseja que os bispos locais cooperem com as autoridades civis na punição dos padres que abusaram de crianças. As vítimas maltesas haviam solicitado o encontro com o papa, mas a reunião não foi confirmada até que já tivesse acabado.

"Ele ficou muito tocado por suas histórias e expressou sua vergonha e pesar pelo sofrimento das vítimas e de suas famílias", afirma a nota, acrescentando que o Papa rezou por todas as vítimas, para que se curem e perdoem, para que possam continuar com esperança renovada. Um porta-voz do grupo disse que o sumo pontífice se encontrou com eles juntos e depois em separado.

A viagem do papa a Malta acabou sendo ofuscada pela crise global da Igreja gerada por casos de abuso sexual. Mais cedo, em um evento em local aberto, ele teve que escutar o bispo da ilha dizer que era necessário ter humildade para reconhecer as falhas. Até agora, nesta viagem, cujo roteiro inclui cinco visitas internacionais, Bento não havia feito nenhuma referência em público à crise por abusos sexuais.

Falando a correspondentes internacionais em Malta, neste sábado, o papa disse que a Igreja Católia havia sido profundamente "ferida por seus pecados", mas não usou a palavra abuso.

No comments: