Estação Júlio Prestes (1938) Localizada na divisa dos bairros de Campos Elíseos e Bom Retiro, a estação Júlio Prestes foi inaugurada em 1938, com 25 mil metros quadrados, depois de 12 anos de construção, para sediar a Estrada de Ferro Sorocabana.16 O projeto da estação foi feito pelo arquiteto brasileiro Christiano Stockler das Neves, baseado nos modelos das grandes estações norte-americanas: a da Pensilvânia e de Nova York. A arquitetura do edifício é de inspiração clássica francesa – estilo Luís XVI. Os acabamentos foram feitos de mármore e granito importados. A gare da estação tem 42 metros de vão, 26 metros de altura e cerca de 215 metros de comprimento.17 E a plataforma foi construída com estrutura metálica do hangar do Graf Zeppelim,18 um gigantesco dirigível alemão que sobrevoou São Paulo em 1936, transportando dezenas de passageiros.A Estação Júlio Prestes testemunhou a degradação da região central da cidade. Porém, em 1999, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo transformou o “grande hall” do edifício – uma área de 984 metros quadrados e pé-direito de 20 metros – na Sala São Paulo, um auditório com excelente acústica, capacidade para 1.500 lugares, voltada aos concertos de música erudita. De grande inovação tecnológica, a sala comporta um teto ajustável por meio de painéis que garante a qualidade de som, criando ambientes acústicos para cada repertório executado.19O prédio tornou-se a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, regida pelo maestro John Neschling desde 1997. O público passou de 200 para 1.300 pessoas por apresentação.No total, o Complexo Júlio Prestes tem nove salas de ensaio (uma para madeira, uma para metais, uma para percussão, duas para orquestra, duas para violinos, uma para viola, violoncelo e baixo, uma para conjunto de câmara), além de uma biblioteca para partituras.
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